Durante um prévio diagnóstico realizado na instituição, foi constatado que a maioria dos alunos rejeitavam as refeições oferecidas. Assim, a atividade teve o objetivo de trabalhar o conceito e a importância da alimentação escolar no contexto da alimentação saudável com os alunos.
DINÂMICA DO EMBOLADÃO
Ao final, todos aprenderam a importância da organização e do trabalho em grupo.
DISCUTINDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Para a atividade em questão os alunos foram divididos em grupos (vermelho, azul e verde). Os grupos se organizavam em uma roda. Um representante de um dos grupos deveria girar uma garrafa que ficava no centro. O grupo que fosse apontado pela garrafa deveria pegar uma pergunta em uma caixa. Essa pergunta era discutida entre os grupos e posteriormente era respondida pela professora orientadora presente na atividade.
Perguntas discutidas na atividade:

Resposta: De forma geral todos os alimentos tem sua importância para o adolescente. O consumo regular de cereais (pão, arroz, milho, batata, etc.) contribui para o fornecimento de energia para a realização das atividades diárias além de fornecer boas quantidades de fibras para a alimentação. As frutas além de fibras são boas fontes de vitaminas e minerais e o leite e seus derivados são uma importante fonte de proteína (assim como as carnes) e cálcio que auxilia no crescimento. O cálcio também pode ser encontrado em vegetais de cor verde escuro.

Resposta: O consumo em conjunto de arroz com feijão deve ser diário. A mistura de uma cereal (arroz) com uma leguminosa (feijão) disponibiliza uma protína de ótima qualidade (com aminoácidos essenciais) na alimentação. O consumo moderado de carnes diariamente também é muito importante para o fornecimento de proteínas, pois contribui no crescimento do cabelo, unhas fortes, além de auxiliar no desenvolvimento e crescimento da pessoa. Para aqueles que não tem o hábito de consumir feijão por exemplo, é possível fazer a substituição por alimentos do mesmo grupo como soja, lentinha, ervilha, etc.

Resposta: Alimentos como açucares, chocolate, refrigerantes ou frituras, sanduíches e gorduras em geral devem ser evitados poris são alimentos altamente calóricos e com pouca disponibilidade de nutrientes. Assim, esses alimentos aumentam o risco do ganho de peso além de contribuir para o surgimento de doenças como diabetes, colesterol alto, triglicérides altos, etc.

Resposta: Entrar em uma alimentação balanceada pode contribuir para se atingir o objetivo com o peso (seja engordar ou emagrecer). Entretanto, em ambos os casos, é extremamente importante o acompanhamento de um nutricionista, pois somente assim será possível elaborar um plano alimentar que atenda as reais necessidades de cada indivíduo sem trazer prejuízos a saúde.
Resposta: Todo alimento, quando consumido em quantidades adequadas, pode ser considerado saudável. Conforme a nossa pirâmide alimentar, cada grupo de alimentos deve ser aproveitado durante o dia nas quantidades indicadas. Todos os alimentos podem trazer benefícios a saúde como por exemplo o grupo dos óleos e gorduras. As gorduras têm um papel essencial em nosso organismo, o de transportarem algumas vitaminas, formação de alguns hormônios, além de comporem as paredes de nossas células. Sendo assim consuma moderadamente cada grupo de alimentos.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR



Cuidado com dietas da moda! Apesar de favorecerem a perda de peso, na maioria das vezes elas não atendem as necessidades reais de cada indivíduo podendo levar a carências de alugns nutrientes. Além de contribuir para o efeito sanfona, pois o organismo procura absorver ao máximo todos os nutrientes perdidos na perda de peso repentina. Devido a isso o acompanhamento nutricional é muito importante.
O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA VOCÊ?
Após todas as orientações dadas, os alunos foram orientados a montar um cartaz com frases que traziam dicas sobre hábitos de vida mais saudáveis. No cartaz construído foram colocadas as seguintes frases:

“Pratique exercícios!”
“Coma mais frutas e verduras!”
“Evite frituras!”
“Cuidado com o que você come!”
“Beba água!”
“Beba leite ou coma derivados dele!”
Acadêmicas de Nutrição responsáveis pela atividade:
Anne Karoline Ferreira de PaivaCarolina Fernandes Nobre
Daniela Ayumi Amemiya
Isabella Mesquita de Souza
Lorena Andrade de Aguiar
Luciana Silva dos Santos
Maria Luiza Rezende Ribeiro
Suzana Arantes de Assis Gomes
Professora orientadora da atividade: Veruska Prado Alexandre