segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Saúde em Dia: Nutrição e Obesidade

Autor: Acadêmico de Nutrição Mário Flávio Cardoso de Lima

A obesidade é uma doença perigosa que pode dar origem a outras doenças como diabetes e pressão alta. Para prevenir e tratar a obesidade, e os problemas que ela traz, é importante adotarmos algumas mudanças em nossos hábitos de vida, a começar pela alimentação.

Mas mudar hábitos de vida não é fácil. É muito importante que tenhamos em mente o nosso objetivo (perder peso, diminuir medidas, ser mais saudável, etc.).  SEMPRE procure orientação de um profissional de saúde. Não tenha medo de ir ao nutricionista. Somente ele é capaz de traçar um plano alimentar adequado a suas necessidades. Lembre-se que você deve sempre estar disposto a aprender coisas novas. E não se esqueça, o melhor dia para começar a mudar é HOJE e não na próxima segunda-feira!

Bem, agora que decidiu que vai mudar seus hábitos de vez, ai vão algumas dicas importantes:

NÃO TENHA MEDO DAS REFEIÇÕES. É muito importante que não pulemos nenhuma refeição. Deve-se fazer no mínimo 3 grandes refeições (café da manha, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis durante o dia. Diminuindo o intervalo entre as refeições evitamos ficar com fome e  comer com mais voracidade. E lembre-se, não vale beliscar entre as refeições!

TENHA ENERGIA PARA O DIA TODO. Aproveite os pães, arroz, batata, mandioca, etc. Quando consumidos na quantidade adequada eles fornecem energia para nossas atividades diárias. Prefira os integrais pois, eles contam com fibras que ajudam no controle do intestino e ajudam a aumentar a saciedade.

VALORIZE OS NÓSSOS HÁBITOS. Coma diariamente arroz com feijão no almoço e no jantar. Essa combinação é perfeita pois fornece proteínas para o completo funcionamento do nosso organismo. Além de ser uma combinação bastante saborosa.

COLOQUE MAIS PROTEÍNA NO SEU DIA. Prefira o leite desnatado e os derivados ligths. Consuma carnes diariamente, mas não se esqueça de antes de levá-la ao fogo retirar a gordura aparente e a pele das aves e do peixe. Consuma ovo com moderação.

DIMINUA A QUANTIDADE DE GORDURA DO SEU DIA. Em quantidades adequadas a gordura é benéfica para a saúde. Mas prefira as de origem vegetal, como o azeite, e diminua a quantidade de frituras feitas em sua casa. Alimentos como bolachas, sorvetes, cremes e salgadinhos devem ser evitados. Use no MÁXIMO meio litro de óleo por mês para cada morador da casa.

A VIDA SEM SAL NÃO É TÃO RUIM ASSIM. Somos acostumados desde cedo a consumir muito sal. Mas podemos trocá-lo por temperos e ervas naturais como pimenta, alecrim, oréganos, coentro, cebolinha, cebola, alho, etc. para dar um sabor especial em nossas refeições. E muito importante, o saleiro não é uma peça de decoração, portanto tire-o da mesa no momento das refeições.

PARE! NÃO LEVE O PECADO PARA A CASA. Apesar de saborosos, os doces e guloseimas são alimentos com muita energia, mas com pouca qualidade de nutrientes. Deixe esse tipo de alimento como a exceção da exceção.

TORNE TODAS AS SUAS REFEIÇÕES MAIS COLORIDAS. Entre as frutas, verduras e hortaliças existem uma infinidade de variedades e cores diferentes. Cada um representa um benefício para o nosso organismo. Mas no geral são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais e podem ser incluídas em qualquer momento do nosso dia. Aproveite e consuma também sucos naturais.

JÁ BEBEU OS SEUS DOIS LITROS DE ÁGUA HOJE? Se ainda não passe a adotar esse hábito. Com o clima quente e umidade baixa não notamos a perda natural de água. Não espere a sede aparecer. Estar bem hidratado é importante para garantir o funcionamento do nosso corpo e mente.



Bem, essas são somente algumas dicas. Não tem segredo para começar a mudar nossa vida para melhor. Mude agora e torne sua vida mais saudável. O diferencial do sucesso no tratamento da obesidade chama-se atitude!

"A distância entre o sonho e a realidade chama-se Disciplina”
(Bernadinho)

3 comentários:

  1. Parabéns Mário!!! Vc sempre surpreendendo!!! Espero que muitos outros continue com esse trabalho que começou!! Bjinhussss

    ResponderExcluir
  2. Nasce uma idéia, ela se torna concreta... Grandes taletos deixam suas marcas...
    Parabéns a iniciativa... Adorei tê-los como estagiários. Tenho certeza que mais aprendi. Abraços!

    ResponderExcluir